ELEIÇÕES SUPLEMENTARES EM MONTE ALEGRE: ENQUETES E SONDAGEM RELACIONADAS AO PROCESSO ELEITORAL ESTÃO PROIBIDAS

 


O parágrafo quinto (§ 5º) do art. 33 da Legislação Eleitoral estabelece que é vedada (proibida), no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.

A medida pode ser aplicada ao processo eleitoral das eleições municipais suplementares para prefeito em Monte Alegre, no Pará. O pleito no município deve ocorrer em 09 de junho, com a candidatura, até o momento, de quatro candidatos e o período de campanha eleitoral iniciou em 01º de maio.

 O QUE É ENQUETE:

Segundo a norma, enquete ou sondagem é “o levantamento de opiniões sem plano amostral, que dependa da participação espontânea da parte interessada, e que não utilize método científico para sua realização, quando apresentados resultados que possibilitem à eleitora ou ao eleitor inferir a ordem das candidatas e dos candidatos na disputa”.

Em 2021, o TSE determinou que se esse tipo de levantamento for apresentado ao público como se fosse uma pesquisa eleitoral, ele será reconhecido como pesquisa de opinião pública sem registro na Justiça Eleitoral. Portanto, cabe o exercício do poder de polícia contra a divulgação de enquetes, mediante a expedição de ordem para que sejam removidas, sob pena de crime de desobediência, sem prejuízo de eventual representação cabível.


ENQUETE X PESQUISA ELEITORAL:

Enquete ou sondagem eleitoral não é a mesma coisa que pesquisa eleitoral. Enquanto a pesquisa deve seguir os rigores dos procedimentos científicos, a enquete apenas faz a sondagem da opinião dos eleitores. A pesquisa sobre as eleições é a indagação feita ao eleitorado, em um determinado momento, a respeito das candidatas e dos candidatos que podem disputar ou já concorrem no pleito. Os dados e as informações são cadastrados no TSE e nos TREs.

O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deverá conter as seguintes informações: quem contratou a pesquisa e quem pagou, com os respectivos números no CPF ou no CNPJ; o valor e a origem dos recursos; a metodologia usada; e o período de realização do levantamento.


(Informações da redação do POP/Monte Alegre. Complementos. TSE. Foto: TRE/Al).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem morre após passar mal durante partida de futebol na zona rural de Monte Alegre

Travessias da Balsa Santana do Tapará /Santarém e Aninduba/Santarém terão reajuste na tarifa a partir de segunda-feira (11/12)

RESULTADO DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE SANTARÉM MOSTRA QUE QUASE METADE DAS VAGAS NÃO TIVERAM NÚMERO SUFICIENTE DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS