Travessias da Balsa Santana do Tapará /Santarém e Aninduba/Santarém terão reajuste na tarifa a partir de segunda-feira (11/12)

 

Balsa da Empresa Camila Navegações atracando no Porto de Santana do Tapará. (Foto: Reprodução/internet).

Sair de Santarém, no Baixo Amazonas, para as cidades da região propriamente dita Calha Norte, ficará mais cara para quem utiliza a linhas da travessia Santarém/Santana do Tapará. É que partir desta segunda-feira, dia 11/12, novas tarifas entrarão em vigor, que são cobradas pela empresa concessionária da linha Camila Navegações.

O reajuste nos valores das tarifas foi autorizado por meio do decreto Nº 963/2023 assinado pelo prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (MDB) e publicado na edição de 06 de dezembro de 2023 do Diário dos Municípios do Pará. De acordo com o documento, os novos preços c valer já a partir das datas de suas publicações. Mas as tarifas entram em vigor a partir de terça, dia 20 /12, de acordo com a divulgação da empresa em suas redes sociais.

Com as alterações, todos os veículos sofreram aumento na tarifa para travessia. Já o valor da passagem para passageiro avulso terá aumento de R$13 para R$15,00. ( Nota: O decreto estabelece valor maior R$16,15).

Confira abaixo os valores das novas tarifas nas tabelas abaixo: Sair de Santarém, no Baixo Amazonas, para as cidades da região propriamente dita Calha Norte, ficará mais cara para quem utiliza as linhas da travessia Santarém/Santana do Tapará e /ou a travessia Santarém/Aninduba. É que partir desta segunda-feira, dia 11/12, novas tarifas entrarão em vigor, que são cobradas pela empresa concessionária das duas linhas Camila Navegações.

O reajuste nos valores das tarifas foi autorizado por meio dos decretos Nº 962/2023 (referente à travessia Santarém-Santana do Tapará) e decreto Nº 963/2023 (referente à travessia Santarém-Aninduba) assinados pelo prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (MDB) e publicado na edição de 06 de dezembro de 2023 do Diário dos Municípios do Pará. De acordo com os documentos, os novos preços começam a valer já a partir das 00h:00min do dia 11/12.

Com as alterações, todos os veículos sofreram aumento na tarifa para travessia. Já o valor da passagem para passageiro avulso terá aumento de R$15 para R$16,00, na travessia de Santarém/Santana do Tapará e de R$18 para R$ 19,80 (Nota: Os decretos estabelecem valores maiores R$17,36 e R$19,80, respectivamente para Tapará e Aninduba).

O cálculo dos reajustes tem como base o valor da tarifa de travessia do carro pequeno, tendo um aumento de 7,5%, para ambas as travessias.

Confira abaixo os valores das novas tarifas nas tabelas abaixo:

TRAVESSIA SANTARÉM - SANTANA DO TAPARÁ:


TRAVESSIA SANTARÉM - ANINDUBA:




RECLAMAÇÕES CONSTANTES DE USUÁRIOS:

Enquanto que a tarifa aumenta, usuários que utilizam a balsa que faz a travessia Santarém/Santana do Tapará reclamam, frequentemente, nas redes sociais, sobre os serviços e condições na travessia. Na última quinta-feira (07), um dia depois da publicação do decreto de aumento de tarifas da travessia da linha, passageiros relataram que ficaram "espremidos" entre veículos durante uma viagem que acontecia à noite. Uma imagem divulgada nas redes sociais várias pessoas entre carretas. Alguns passageiros relataram ao Portal do Oeste do Pará, que na maioria dos casos, enfrentam dificuldades para chegar à rampa de desembarque quando a embarcação atraca no porto. Segundo eles, uma linha amarela que existe no meio da balsa seria destinada para passagem de pedestres e tal delimitação está sendo desrespeitada durante a colocação de veículos dentro do ferry boat.

Na imagem feita por um usuário da travessia, mostra que esse espaço (linha demarcada para o pedestre passar) fica totalmente obstruído por veículos:

Passageiros em pé ficaram 'espremidos entre caminhões na balsa em viagem de 06/12/2023, linha amarela destinada a pedestres fica obstruída (Foto: Arquivo Pessoal).


Ainda de acordo com os relatos, além do trajeto até a saída da embarcação estar obstruído por veículos grandes, em algumas viagens da travessia, carros ou até caminhões colocados mais à frente, já próximo da rampa, acabam impedindo a saída dos passageiros, o que violaria às normas de segurança de navegação, pois após a atracação no porto, os passageiros a pé deveriam ser os primeiros a sair da embarcação, e com segurança, mas que às vezes têm que esperar o desembarque desses veículos maiores. Outra reclamação é que, em muitas vezes, pessoas a pé e veículos acabam saindo da balsa 'juntos', o que coloca em risco a vida dos pedestres.

Imagem mostra linha que seria destinada para passagem de pedestres dentro da embarcação, que geralmente fica obstruída durante a viagem, segundo usuários (Foto: Reprodução/internet)


(Informações da redação do Portal do Oeste do Pará e do POP/Monte Alegre e Região).

 


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