MONTE ALEGRE TERÁ ELEIÇÕES SUPLEMENTARES PARA PREFEITO EM JUNHO

 


Desde da decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato de Matheus Almeida (MDB) e seu vice, Cabo Leonardo, de Monte Alegre, no oeste do Pará e deixou inelegível por 8 anos o ex-prefeito do município, Jardel Vasconcelos (MDB), por abuso de poder político e econômico, a situação política local caminha para novos rumos.

Atualmente, a prefeitura de Monte Alegre vem sendo assumida pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Gil Silva, que está como prefeito do município por um período de 90 dias, a partir de sua posse.

Após este prazo, um novo gestor deve assumir o cargo de prefeito e, dessa vez, pelo voto direto. Por isso, está previsto para ocorrer em 09 de junho, eleições suplementares apenas para prefeito, em Monte Alegre. A data já está no calendário de eleições suplementares do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). O eleito assumirá a prefeitura até o mês de dezembro. E já o candidato que vencer as eleições de outubro, governará o município nos próximos 4 anos.

As eleições suplementares ocorrem nos casos em que a junta apuradora verifica que os votos das seções anuladas e daquelas cujos eleitores foram impedidos de votar poderão alterar a representação de qualquer partido ou classificação de candidato eleito pelo princípio majoritário.

Elas estão previstas nos arts. 187, 201 e 212 do Código Eleitoral e são caracterizadas pela renovação das eleições apenas em algumas seções eleitorais.

Constatada a necessidade de nova votação, a junta apuradora comunicará o fato ao respectivo Tribunal Regional, que, por sua vez, marcará o dia para a renovação da votação nas seções indicadas.

DIVULGAÇÃO DE PRÉ-CANDIDATURA PARA AS ELEIÇÕES DE JUNHO:

Na noite de sábado (19), foi oficialmente lançada a pré-candidatura de Anselmo Picanço (PSD) e France Vasconcelos (Solidariedade), para os cargos de prefeito e vice, respectivamente, para as eleições suplementares de junho, em Monte Alegre.

De acordo com a divulgação da pré-campanha, os dois são considerados líderes experientes e contam com apoio maciço de figuras marcantes da história política da cidade e estão dispostos a assumir o novo desafio.

Nas eleições de 2020, Anselmo e France concorreram ao pleito daquele ano e, juntos, somaram 54,36 % dos votos apurados.

(Informações da redação do Portal do Oeste do Pará e POP/Monte Alegre. Complementos: TRE-PA).

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem morre após passar mal durante partida de futebol na zona rural de Monte Alegre

Travessias da Balsa Santana do Tapará /Santarém e Aninduba/Santarém terão reajuste na tarifa a partir de segunda-feira (11/12)

RESULTADO DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE SANTARÉM MOSTRA QUE QUASE METADE DAS VAGAS NÃO TIVERAM NÚMERO SUFICIENTE DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS