> DE MONTE ALEGRE, NO PARÁ, PARA O BRASIL: FANTÁSTICO CONTA A HISTÓRIA DA MÃE QUE ATRAVESSOU AMAZÔNIA PARA SALVAR GÊMEAS SIAMESAS E COMEMORA CIRURGIA DE SEPARAÇÃO
Mãe de bebês siameses que viajou mais de 670 quilômetros pela floresta amazônica retornou para casa neste domingo (10). A saga de Elizandra Henrique da Costa começou no povoado de Ererê, em Monte Alegre (PA). Grávida de gêmeas, ela atravessou o rio Amazonas até Manaus (AM) em busca de tratamento especializado.
A história foi contada em reportagem do Fantástico, da TV Globo, deste domingo (10).
A jornada:
No dia 9 de abril de 2025, nasceram Eliza Vitória e Yasmin Vitória, por meio de uma cesariana inédita no hospital. Poucas semanas depois, no dia 24 de abril, as quatro embarcaram em uma UTI aérea para Goiânia, onde seriam operadas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD), referência em separação de gêmeos siameses.
A equipe médica pretendia esperar seis meses para a cirurgia, mas Eliza apresentou complicações graves. “Ela quase não fazia xixi e teve um problema respiratório sério”, explicou o cirurgião pediátrico Zacharias Calil. A operação foi antecipada para o dia 13 de maio e durou seis horas, com participação de 20 profissionais.
VEJA A REPORTAGEM COMPLETA:
(Republicado na página do POP Monte Alegre. Vídeo reportagem: Reprodução/ Rede Globo. Redação: G1)
Comentários
Postar um comentário