COM PROJETO DA EMATER, TRATOR MODERNIZA PECUÁRIA E PLANTIO DE LIMÃO EM MONTE ALEGRE


 O projeto para crédito rural elaborado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em Monte Alegre, no oeste do Pará, no valor de quase R$ 250 mil, garantiu a aquisição do trator de tecnologia avançada para a família Pedreiro, moradora da zona rural, próximo à rodovia PA-254. O recurso foi assegurado pela linha Mais Alimentos com financiamento do Banco da Amazônia (Basa).

Ana Cleide, de 52 anos, e Izaías, de 47 anos, trabalham junto com os dois filhos, Welison, de 29 anos, e Emerson, de 26 anos, na Fazenda Boa Esperança, na Comunidade do 28, e no Sítio Dois Irmãos, na Vila do 35. Só na Boa Esperança, onde o casal genitor reside, são 30 hectares de plantio de limão taiti e 300 cabeças de gado nelore.
“Vai servir para preparar área, improvisar pasto, limpar beirada de cerca. Um serviço que antes durava três semanas, com cinco pessoas borrifando, carregando água, agora a gente vai poder fazer em dois dias, com no máximo duas pessoas. A redução de despesa, de tempo e de mão-de-obra é impressionante”, calcula Izaías, que recebeu o maquinário em 12 de julho.
Para o produtor rural, o papel da Emater é “certeiro” e o acesso a tecnologias é uma política pública que promove cidadania e dignidade ao campo. “A Emater está sempre ao nosso lado, ajudando, facilitando, e não só neste sentido de empréstimo: eles vêm aqui em pessoa, informam das técnicas. Quando modernizamos, somos incluídos no benefício e no conforto que a ciência traz, isto é valorização na pele e na terra”, diz Izaías.
O chefe do escritório local da Emater em Monte Alegre, Francisco Carlos Lima, técnico em agropecuária e graduado em Gestão Pública, considera que a ação é uma consagração dos esforços de uma equipe multidisciplinar, que acompanha o dia a dia das comunidades rurais e estabelece, com as famílias, uma relação além de prestação de serviço público, mas de amizade e confiança.
“É uma história que nos entrelaça e uma sintonia que precisa existir. Estamos satisfeitos, na medida do possível, com o que a Emater já oferece para o agricultor familiar e bem otimistas para o futuro, até pelas parcerias, a exemplo do Basa”, reflete.
(Com informações do G1 via Agência Pará. Republicado no POP Monte Alegre).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado final do PSS da Semed de Monte Alegre é publicado; Pontuação é retificada

Nome de farmácia e de endereços aparecem em lista de resultado preliminar de processo seletivo da Prefeitura de Monte Alegre, no Pará

MESMO COM DECISÃO JUDICIAL, GREVE DOS PROFESSORES EM MONTE ALEGRE, CONTINUA. ENTENDA!