APÓS FAZER ACORDO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO, PRAINHA TERÁ QUE REALIZAR PROCESSO SELETIVO PARA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

 

A promotoria de Justiça de Prainha, no oeste do Pará, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município, para garantir a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o provimento de cargos na Secretaria Municipal de Educação, além da contratação de servidores temporários de acordo com a ordem de classificação do PSS 001/2023, até a homologação do resultado final do processo seletivo de 2025.

O acordo proposto pelo promotor de Justiça Matheus Ravi Rodrigues da Silva, titular de Prainha, foi assinado no mês de março, sendo o município representado pela vice-prefeita Helena de Fátima Cerqueira, e o Procurador Hemerson Caldeira Lima. O TAC permanece válido até a homologação do novo processo seletivo, sendo aditados no dia 27 de março, prazos adequados para o seu cumprimento.

O município de Prainha se comprometeu em realizar o Processo Seletivo Simplificado, com a contratação de banca organizadora, publicação de edital e do resultado final, que deve ser homologado até o dia 25 de maio de 2025. Quanto à contratação de servidores temporários, até a homologação o município deve prover os cargos residuais conforme a ordem de classificação do PSS 001/2023, conforme tabela anexa ao acordo, na medida das necessidades do serviço público, na modalidade contratação direta.

Em qualquer hipótese, a contratação seguirá a ordem de classificação do certame anterior, e os termos, especialmente quanto à remuneração e carga horária, devem estar de acordo com o edital PSS Semed 001/2023.

Somente em caso de impossibilidade de provimento de vaga de acordo com a ordem de classificação, por ausência ou não localização do candidato, ou quando houver desinteresse em ocupar a vaga aliada a ausência de apto candidato subsequente, o município, excepcionalmente, poderá contratar servidor alheio à lista de classificação, enquanto não for homologado o resultado final do processo de 2025. Todas as contratações devem ser comunicadas ao Ministério Público, bem como o Quadro de lotação de cada escola.

O MPPA fiscalizará o cumprimento dos termos. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária no valor de R$ 5 mil por dia de atraso, para cada uma das etapas. E o mesmo valor, por candidato, no caso de preterição de candidato aprovado no PSS 001/2023 em relação à ordem de classificação. Os valores serão revertidas em favor do Fundo Estadual de Direitos Difusos ou outra destinação definida pelo MPPA.

(Com informações do G1. Republicado no POP Monte Alegre e Região).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado final do PSS da Semed de Monte Alegre é publicado; Pontuação é retificada

Nome de farmácia e de endereços aparecem em lista de resultado preliminar de processo seletivo da Prefeitura de Monte Alegre, no Pará

CÂMARA DE MONTE ALEGRE APROVA LEI QUE PERMITE PREFEITURA CONTRATAR PESSOAL SEM REALIZAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO