‘A LUTA AINDA NÃO ACABOU: ‘APÓS ASSEMBLEIA ENTRE SINDICATOS E SERVIDORES, GREVE DOS PROFESSORES, EM MONTE ALEGRE, CONTINUA

 

Servidores em assembleia geral em frente à Câmara Municipal de Monte Alegre, onde deflagraram greve no município (Foto: Reprodução/ redes sociais)

Proposta da Gestão é de supressão (retirada) de 40% no subsídio de professores, referente ao projeto de lei Nº 02/2025. Os profissionais da educação decidiram pela continuidade da greve até nova negociação. Até o momento, apenas o projeto de lei Nº 009/2025, que previa redução de remuneração de servidores de níveis médio e superior de outras categorias, foi retirado de pauta, após primeira negociação realizada na manhã de quarta (2), resultado da repercussão do movimento dos servidores na sociedade.

Após a vitória dos servidores públicos municipais de níveis médio e superior de várias categorias, de Monte Alegre, no Oeste do Pará, em terem o projeto de lei nº09/2025 de iniciativa do prefeito do município, Júnior Hage, que previa a redução de gratificações garantidas em lei anterior há 19 anos, ter sido oficialmente retirado de pauta, a luta continua pelos professores, que ainda não chegaram a um acordo, por conta da proposta da gestão de suprimir 40% no subsídio da categoria, ainda em discussão. O desconto refere-se ao à gratificação denominada incentivo de fundo.

Na noite desta quarta (2), durante assembleia realizada em frente â Câmara Municipal de vereadores, a proposta de supressão da gestão não resultou em acordo entre os profissionais de ensino, que decidiram pela continuidade da greve até uma nova negociação.

RETIRADA DO PL Nº09/2025 E REPERUSSÃO DA GREVE DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE MONTE ALEGRE:

O projeto LEI Nº 09/2025, considerado inconstitucional, de iniciativa do prefeito de Monte Alegre, no Pará, Júnior Hage, que reduzia gratificação de servidores de nível médio e superior, foi oficialmente retirado após reunião entre representantes dos sindicatos, prefeitura e câmara, realizada na manhã de quarta (2). Na ata de reunião, divulgada nas redes sociais, é estabelecido o acordo da retirada total do referido projeto de lei, negociando-se assim, o retorno dos servidores, com exceção os professores, às atividades à partir de quinta (3).

Ata de reunião entre sindicatos de servidores, prefeitura e Câmara, realizada na manhã desta quarta (2), na qual oficializa a retirada do projeto de lei Nº 09/2025, do prefeito de Monte Alegre, que previa redução de gratificação de servidores adquiridas por eles, por lei, há 19 anos. PL Considerado inconstitucional. (Foto: Reprodução/redes sociais).

O projeto de lei Nº 09/2025 já vinha sendo considerado inconstitucional tanto pelos sindicatos dos servidores, quanto por juristas. O protestos dos trabalhadores, também já vinha recebendo apoio de diversos advogados e escritórios de advogacia, além de comerciantes de Monte Alegre, entidades locais e regionais e de deputados estaduais e federal. Durante sessão na Assembleia Legislativa do Pará, a deputada estadual, Maria do Carmo, voltou a mencionar sobre a greve em Monte Alegre e, citando a experiência como prefeita, recomendou ao prefeito do município a retirada do projeto de lei Nº 02/2025.

O movimento vem atravessando fronteiras regionais, por conta da sua repercussão na sociedade.

PREFEITO PUBLICOU VÍDEO SOBRE DECISÃO JUDICIAL:

No final da tarde de quarta (2), O prefeito de Monte Alegre, Júnior Hage, publicou um vídeo em sua rede social, informando sobre uma decisão judicial do judiciário paraense, na qual estabelece o retorno de 100% dos servidores da saúde às suas atividades, imediatamente. No vídeo, o prefeito não cita sobre as negociações realizadas na manhã do dia e afirma que a Gestão vem sofrendo perseguição e que a decisão judicial garantiu os direitos da população, que sempre esteve ao seu lado, segundo os seus relatos. Veja o vídeo:


EMPRESAS DO MUNICÍPIO VÊM AJUDANDO OS SERVIDORES EM GREVE COM DOAÇÕES

Várias empresas de Monte Alegre que declararam apoio aos servidores públicos municipais, vêm realizando doações de alimentos e água aos trabalhadores, que estão realizando o movimento grevista em frente à Câmara Municipal.

(Informações da redação do Portal do Oeste do Pará).

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado final do PSS da Semed de Monte Alegre é publicado; Pontuação é retificada

Nome de farmácia e de endereços aparecem em lista de resultado preliminar de processo seletivo da Prefeitura de Monte Alegre, no Pará

CÂMARA DE MONTE ALEGRE APROVA LEI QUE PERMITE PREFEITURA CONTRATAR PESSOAL SEM REALIZAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO