GOVERNO FEDERAL COMBATE FRAUDES NO SEGURO-DEFESO E AMPLIA FISCALIZAÇÃO NO OESTE DO PARÁ

 

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Controladoria-Geral da União (CGU) pediram à Polícia Federal que investigue fraudes no Seguro-Defeso do Pescador Artesanal por todo o país.
As apurações identificaram dois problemas principais: atravessadores estariam coagindo pescadores legítimos a repassar parte do benefício e, em outros casos, orientando pessoas sem direito a fraudar o sistema com declarações falsas.
Na região do Baixo Amazonas, no estado do Pará, os alvos estariam concentrados em três municípios: Santarém, Alenquer e Monte Alegre, de acordo com apuração do Portal OESTADONET.
Para proteger os pescadores de verdade e combater as fraudes, em outubro o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai realizar verificações presenciais nos estados do Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará e Piauí, onde estão 75% dos pescadores artesanais.
Será exigida documentação como notas fiscais, relatórios mensais de pesca, registro biométrico na Carteira de Identidade Nacional (CIN), comprovação de residência e coleta de dados geolocalizados.
Desde 2024, a Lei nº 14.973 tornou o cadastro biométrico obrigatório, e até dezembro de 2025 todos os pescadores deverão ter a CIN. Só neste ano, mais de 312 mil registros irregulares já foram cancelados.
(Com informações do Portal O Estado Net. Republicado no POP/Monte Alegre e Região).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado final do PSS da Semed de Monte Alegre é publicado; Pontuação é retificada

>TRÊS ANOS APÓS REALIZAR SONHO DE 15 ANOS, JOVEM DE MONTE ALEGRE VOLTA A DOAR O CABELO À INSTITUIÇÃO DE APOIO A MULHERES EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

Nome de farmácia e de endereços aparecem em lista de resultado preliminar de processo seletivo da Prefeitura de Monte Alegre, no Pará